Cuidado com sua marca no Twitter.

Apesar da popularização das mídias sociais e do aparecimento constante de novos serviços de Web 2.0, é surpreendente como muitas empresas não prestam atenção ao registro de suas marcas nesse tipo de sites. A surpresa é ainda maior ao observarmos que muitas marcas importantes, como o Guaraná Kuat da Coca-Cola, não foram registradas por suas proprietárias no Twitter.

Esse total descaso permite que terceiros lucrem com o registro gratuito de marcas em mídias sociais. A imagem demonstra que diversas contas de marcas importantes no Twitter estão à venda no Mercado Livre.

Recebi a informação que a pessoa que registrou tais marcas e as colocou à venda busca na verdade criar um buzz sobre tal imperícia. Mas quem garante que alguém não comprará muitas dessas marcas a preço de banana para depois as revender a peso de ouro? Sim, pois uma conta no Twitter de uma marca famosa certamente é um bem imaterial muito valioso.

Mais do que registrar a marca é importante também registrar diversas variações, incluindo aquelas com erros de digitação. Esse é um mercado antigo onde muitos espertinhos lucram dinheiro fácil com a revenda de domínios ou mesmo com a publicação de sites falsos ou lotados de propaganda.

O registro de contas de marcas e personalidades pode também ser usado como forma de ataque a concorrentes (veja mais detalhes aqui). Muito se falou recentemente sobre as contas fakes no Twiiter de José Serra e Dilma Rousseff. Por vezes, essa atividade tem como finalidade apenas a gozação. Por outro lado, a divulgação de notícias falsas em nome de uma marca conhecida pode se converter em um grave problema de relações públicas.

Como hoje as marcas muitas vezes valem mais que o próprio produto, é inadmissível que uma empresa deixe de registrar sua marca em todos, eu disse todos, os serviços da Web 2.0. Mesmo que a conta fique vazia, sem atualizações, é fundamental garantir a posse desse bem tão valioso.

 

Fonte: Dossiê Alex Primo
http://www.interney.net/blogs/alexprimo/2009/06/29/cuidado_com_sua_marca_no_twitter/

Deixe um comentário